Cavalgando nas 8 Virtudes: conheça a série que orienta sobre os primeiros passos de uma cavalgada

25/08/2021

 
O tripé da criação do Haras das 8 Virtudes é a educação equestre (das pessoas), bem-estar dos cavalos e preservação do meio-ambiente – tudo seguindo normais Legais. Por isso, o Haras foi o primeiro no Brasil a conquistar a certificação SELA VERDE, o 1º Selo Equestre do mundo, um programa de certificação, capacitação, sensibilização e aperfeiçoamento da atividade equestre, baseado em três princípios: conservação ambiental, a responsabilidade social e o bem-estar animal.
 
Com base nestas premissas, Ricardo Bacellar, proprietário do haras, estreou em seu canal do YouTube @Harasdas8Virtudes uma série com 20 episódios, denominada “Cavalgando nas 8 Virtudes”! A série explica, de forma didática e objetiva, como iniciar na prática encantadora da Cavalgada, de forma correta, elucidando alguns dos conhecimentos mais importantes, como se relacionar bem com seu cavalo e outras dúvidas geralmente pertinentes a cavaleiros iniciantes. Cada episódio esclarece um tema, como: O espaço e a Segurança, Aproximação, Colocando o cabresto, Preparação para montar, entre outros! “Compartilhamos nesta série um pouco dos nossos princípios e práticas, pois acreditamos que estas orientações façam parte de uma cavalgada ideal e direcionada ao bem-estar dos cavalos e cavaleiros”, comenta Ricardo Bacellar.
 
Também faz parte das cavalgadas no Haras das 8 Virtudes a experiência “do pasto ao pasto”, ou seja: ao chegar no haras, o cavaleiro busca seu cavalo em seus piquetes, prepararam seus animais para a saída desde o momento da escovação, se houver pausa durante as cavalgadas, auxiliam a desarrear os cavalos para o descanso em liberdade e, no retorno, realizam a ducha nos cavalos levando-os de volta ao pasto. A importância desta aproximação do cavaleiro com seu cavalo é abordada no episódio 17 da série, sob o título “A construção de um relacionamento”. “Neste modelo de experiência é possível se estabelecer uma relação de respeito e conexão com seu cavalo, antes da cavalgada, criando uma sintonia com a movimentação natural do cavalo e estabelecendo confiança na relação”, conclui Bacellar.
 
Para acompanhar à série, se inscreva no Canal do YouTube: www.youtube.com/c/Harasdas8Virtudes e acesse à playlist Cavalgando nas 8 Virtudes