Curso de Equitação, Doma e Rédeas

13/06/2019

O Haras das 8 Virtudes sediou um curso gratuito de aperfeiçoamento profissional organizado pelo Sindicato Rural de Amparo, a partir de um convênio formalizado com o SENAR que foi dividido em três etapas: Equitação, Doma e Rédeas, que ocorreram nos nos meses de fevereiro, abril e maio respectivamente. De acordo com Rosely Gouveia Toledo, coordenadora do Sindicato, estes cursos são muito importantes pois auxiliam aos profissionais no conhecimento de técnicas para evolução profissional, trabalhando com os cavalos com respeito e obedecendo condutas seguras. Além disso, ela ressalta que os cursos geram oportunidades de empregos pois muitos proprietários de Haras procuram por profissionais que participam destas oportunidades de atualização. “É interessante frisar que Amparo é o segundo posto em rebanho equestre no Estado de SP: a região soma 1548 cabeças e 80 estabelecimentos cadastrados no Sindicato e isso ainda vem aumentando. Além disto, este território representa uma importância muito grande sendo considerada região turística e ainda não está explorada o suficiente com atividades equestres, como por exemplo cavalgadas, tendo muito a expandir”, ela ressalta.
 
Fernando Rolim, professor dos três treinamentos, destacou que a sequência Equitação / Doma/ Rédeas foi organizada desta forma para privilegiar todos  os estágios na qual ocorre o relacionamento do homem com o cavalo, explicando como o cavalo pensa, como ele reage às ações do ser humano e, em consequência, influenciando no comportamento dos alunos. “De acordo com a educação equestre, o curso foi muito importante pois transmitimos uma sequencia de formação de pensamentos, alinhado ao conceito do que é positivo para o cavalo e para o cavaleiro, ensinando pessoas de diferentes níveis de equitação e construindo um relacionamento de confiança e respeito com os cavalos”, frisou o especialista, que ministra outros cursos a convite do SENAR.
 
De acordo com Rolim, o curso de Equitação foi um start, no qual o grupo se conheceu e alinhou os conceitos básicos – participou um total de 15 alunos de diversos haras da região, incluindo o Haras das 8 Virtudes que participou com dois colaboradores. No curso de Doma, foi focado no comportamento animal e no desenvolvimento pessoal de cada um dos participantes, através da doma prática de um potro xucro e nunca montado anteriormente. E finalizando com o curso de Rédeas, ocorreu o aprimoramento da comunicação homemXcavalo, ou seja, não apenas aprendendo a utilizar o equipamento rédeas, mas sim, estimulando o cavalo a estar motivado para realizar os exercícios solicitados pelo humano, sendo conduzido pelo homem de uma forma responsável e respeitosa.
 
Acompanhe alguns momentos deste treinamento em um vídeo que disponibilizamos no nosso canal do YouTube, clique no Link: https://www.youtube.com/watch?v=6WKQqWZp1LE
 
Fonte: Luciene Gazeta
Matriz da Comunicação