Primeiras Linhas das 8 Virtudes: Vivências, estudos e amizades

25/10/2012

Local: Coudelaria Ilha Verde (Araçoiaba da Serra/SP)
Data: 25 a 27 de outubro de 2012
 
Dando continuidade a um trabalho iniciado em 2004, o Haras das 8 Virtudes  (Amparo/ SP) apresentou no período de 25 a 27 de outubro do corrente ano, uma mostra das atividades praticadas com os animais daquele criatório, no evento “Primeiras Linhas das 8 Virtudes: Vivências, estudos e amizades”.
 
Essas apresentações aconteceram na Coudelaria Ilha Verde (Araçoiaba da Serra/SP) e o objetivo maior do titular V8, Ricardo Bacellar Wuerkert, foi a gravação de um DVD, com apresentações externas (pista ao ar livre) e internas (picadeiro coberto) das modalidades de treinamento que praticam na seleção do cavalo Mangalarga Marchador no campo, no esporte amador e no lazer.
 
A gravação do DVD foi aberta aos amigos que vieram assistir aos trabalhos, mostrando que, além do prazer de criar o Mangalarga Marchador, as vivências e os estudos do projeto das “8 Virtudes” frutificam e delas nascem amizades tão gratificantes quanto os resultados conquistados pelos cavalos nas pistas onde se apresentam!
 
Cada letra da palavra VIRTUDES é uma característica que o projeto “8 Virtudes” procura selecionador no Mangalarga Marchador (ver programação em anexo). Segundo o titular do haras e idealizador do projeto, as modalidades representadas na gravação desse novo DVD são versões livres, interpretadas pelos treinadores, das possíveis funções do cavalo MM, já conhecido como o “cavalo sem fronteiras”.
 
Nos dias anteriores às apresentações (25 e 26 de outubro) foram gravadas cenas externas dos animais V8 em cavalgada, equitação de trabalho e salto.
Também no dia 26 de outubro (sexta feira) tivemos um ensaio geral da maior importância, onde foram ajustados os últimos detalhes.
 
Cada apresentação teve uma música escolhida pelo cavaleiro e de acordo com a aptidão/nível de aprendizado do animal, privilegiando a harmonia dos movimentos com a sonoridade das melodias.
 
Uma vez que o berço do Mangalarga Marchador é o estado de Minas Gerais, o projeto cultural ficou sob a responsabilidade de June Sabino, e foi inspirado por músicas e apresentações culturais do cenário rural brasileiro.
O repertório esteve sob o comando de Quincas da Viola e de Gustavo Guimarães, também violeiro, além dos músicos do Trio Trem de Minas, Dito Rodrigues (violão e voz), Pedro Henrique Gomes (viola e voz), Gladson Braga (percussão), Rodrigo Salvador (rabeca), Maurício Duarte (berrante).
Nas apresentações culturais, José Marques Filho (Marquinho) foi o apresentador do espetáculo cultural do Boi de Manta e da dupla de dançarinos, Zé Torresmo e a boneca Mirisguela.
 
Ainda nas apresentações culturais, os tambores da Comunidade do Açude (Serra do Cipó/MG) anunciaram cada nova atração e ainda dançaram o candombe, manifestação de alegria dos escravos quando um deles era libertado ou quando nascia uma criança.
 
As demonstrações e as gravações foram encerradas com um grande forró, quando Amigos,equipe V8, apresentadores, treinadores e a família de
Ricardo Bacellar caíram na dança nas areias do picadeiro.
 
Vocês serão informados quando o DVD estiver pronto.
Um abraço a todos,
 
Produção cultural:
June Sabino / Tropa da Lua
(31) 9915-3614