Treinamentos Mensais para Manejo do Haras V8

20/06/2019

O Haras das 8 Virtudes está sempre atento à importância da melhoria continua em todos os aspectos da propriedade, sempre visando estar alinhado aos princípios dos cavalos Sela Verde ressaltando a premissa principal do bem-estar dos animais. Para auxiliar nos treinamentos de Manejo, Ricardo Bacellar, proprietário do Haras V8, convidou o médico veterinário e assessor rural Tulio Cruz Marins, da Universidade do Cavalo de Sorocaba/SP. Uma vez por mês, Tulio realiza durante um dia, diversos trabalhos direcionados à equipe do Haras. “O trabalho engloba um treinamento técnico de especificação de pasto e cavalos, aliado ao treinamento das equipes e inclui o planejamento de curto, médio e longo prazo, organograma, agenda, relatórios - além da parte veterinária também”, destaca Marins.
 
Ele explica que o trabalho realizado é bastante amplo. No início, abordou a doma para os cavalos, incluindo temas como uso de Hackamore e o Horsemanship. Em seguida, teve início o levantamento de toda situação de cerca e inventário de todo material para ser trabalhado em pasto para, a partir deste levantamento, direcionar a equipe dividindo as tarefas. “Passamos pela parte técnica dos materiais ou seja, comprar as ferramentas corretas, treinar a equipe a usar estas ferramentas, ensinar como se utiliza o sistema de cerca de choque, ensinar a fazer a cerca convencional e cerca de choque, utilizar corretamente as ferramentas, como dividir o pasto e por qual razão, realizando listagem de materiais, ensinando a realizar cotação, apresentação de relatórios das necessidades e a utilizar isso na prática”, exemplifica Marins. Ele complementa que a próxima etapa foi abordar o Capim: como realizar manejo de pasto, combater pragas invasoras, planejar a rotação dos animais nos pastos de forma a otimizar o consumo das gramas e, ainda, realizando cálculo de lotação das pastagens, com objetivo de se preparar durante o ano para as estações que virão como primavera, outono, inverno e verão, pois cada estação tem sua exigência e a rotação adequada evita necessidade de comprar comida extra para os animais.
 
Por fim, como parte dos treinamentos de Manejo, Tulio ressalta que também conduz no Haras um trabalho relacionado a comunicação entre as equipes: como cada profissional deve interagir com os demais, para que seus trabalhos sejam complementares, de forma respeitosa e gerando times que trabalham satisfeitos, de forma produtiva e em um ambiente positivo de trabalho. “Contribuindo assim, para uma comunicação eficaz na equipe, estou trabalhando com eles sobre a organização de uma forma corporativa: o que é um organograma, como funciona, o que é hierarquia da equipe, implementação de ferramentas simples como agenda, preparações, para que a informação chegue até o Ricardo da melhor forma possível”, finalizou Túlio.
 
Fonte: Luciene Gazeta
Matriz da Comunicação