CRIAR COM HARMONIA

Criar Cavalos é uma atividade cheia de encantos! Mas também é uma atividade de grande responsabilidade!

Criar Cavalos é uma atividade cheia de encantos!
Mas também é uma atividade de grande responsabilidade!
Se, por um lado, sonhar com o nascimento de um potrinho nos desperta a imaginação e muitas expectativas, por outro lado, devemos refletir sobre nossa interferência nessa Vida  que será concebida .... como seria esse processo da Natureza sem nossa influência?
Ao idealizar um acasalamento de um determinado garanhão com uma determinada égua, estamos buscando um cavalo com muitas “virtudes”, desde o nosso ponto de vista!
Mas qual deve ser o nosso papel para que esse cavalo sonhado seja sadio e possa expressar plenamente suas virtudes, preservando sua essência natural e sua sensação de bem-estar, de acordo com o ponto de vista dele?
Nosso desafio é buscar um equilíbrio entre as funções que esperamos de um “cavalo de sela” e o sistema de criação, manejo e treinamento dentro do qual desenvolvemos essas atividades.
Com esse propósito, no Haras das 8 Virtudes, assumimos como referência a norma da certificação Sela Verde.
Ao sonhar com um “V8”, escolhemos éguas e garanhões que representem com brilho a raça Mangalarga Marchador e que possam transmitir aos seus filhos e filhas as virtudes que nos encantam dessa raça!
Para que essas virtudes se expressem na sua legitima versão, e seu potencial genético se manifeste naturalmente, respeitamos a individualidade de cada potrinho e permitimos que seu desenvolvimento seja no tempo de cada um, dentro de condições de manejo com plena liberdade, convivendo em grupos e sem uso de alimentos nem suplementos que acelerem ou modifiquem o transcurso natural de sua evolução.
Isso se reflete em algumas práticas que adotamos:
A maioria dos acasalamentos ocorrem em liberdade, permitindo que égua e garanhão convivam juntos por meses, algumas vezes até após o nascimento do potrinho.
A desmama dos potrinhos machos se dá após 10 meses de idade, de forma gradual.
Após a desmana, os potrinhos machos vão viver com um grupo de machos de idades variadas, desde 1 ano até 4 anos, sempre com pelo menos um “padrinho” mais velho.
As potrinhas fêmeas convivem com suas mães por tempo indeterminado, sendo separadas de acordo com a necessidade específica das mães, caso alguma delas vá parir novamente ou venha a retomar sua atividade de treinamento.
Nossos garanhões, quando não estão em época de acasalamento, vivem soltos em grupos com até mais de 10 indivíduos, todos inteiros.
Aqueles que estão em treinamento, são trazidos para o haras durante o período necessário, seja pela manhã ou pela tarde, e ao final do trabalho retornam para o pasto.
A criação a campo e em grupos permite o desenvolvimento de muitas habilidades importantes para que no futuro cada V8 possa apresentar seu melhor desempenho! Adaptabilidade a diferentes terrenos, variações climáticas, estímulos naturais variados, equilíbrio físico e emocional!
 
O constante contato com os cavalos, seja no manejo dos mais jovens , seja no treinamento dos adultos, cavalos e éguas, nos permite  conhecer suas  características de personalidade e de desempenho para idealizar os acasalamentos mais promissores!